A organização russa divulgou imagens de sua participação na Expo Milão 2015. Levando em consideração os pavilhões russos mais bem sucedidos em exposições internacionais - das quais o país vem participando desde 1851 - e a importância das "tecnologias verdes", o escritório SPEECH propôs uma estrutura de madeira expansível de 4 mil m² com uma cobertura que se prolonga 30 metros sobre a principal entrada do pavilhão.
"O principal desafio no desenvolvimento do projeto era criar um edifício icônico que ressoasse com as tendências da arquitetura contemporânea", disse Sergei Tchoban, arquiteto responsável pelo pavilhão. "Nosso ponto de partida básico era combinar uma estrutura arquitetônica simples e memorável com uma fachada composta por materiais sustentáveis e ecológicos. Mas uma tarefa igualmente importante era injetar a essência da Rússia no projeto."
"A Rússia é um país de grandes extensões e vistas infinitas, de grandes áreas de florestas. Portanto, já que incorporamos a 'essência russa' em nosso projeto ao enquadrar um ritmo aparentemente infinito de elementos de madeira, há referências óbvias da tipologia da paisagem russa - com sua rica cobertura vegetal e suaves elevações - e das tradições da arquitetura em madeira, todas reunidas para criar uma declaração arquitetônica modesta e, ao mesmo tempo, ousada."
"Nesse projeto, a arquitetura se tonou um elemento da paisagem natural", acrescenta o arquiteto italiano Mateo Verceloni. "O projeto define claramente uma colina volumosa cercada de arcos de madeira formando uma elegante 'proa', como num barco."